Pretende-se, com uma série coordenada de atividades, incentivar e estimular o desenvolvimento das competências requeridas pelo mundo do trabalho.

O foco desse serviço é  proporcionar capacitação complementar aos participantes, auxiliando-os na construção de uma identidade profissional e na inserção no mercado de trabalho.

Workshop

Nesses encontros, serão oferecidas dicas e orientações práticas sobre diferentes temas do mundo do trabalho, tais como elaboração de currículos, processos seletivos, bem como técnicas de entrevistas e seleção, marketing pessoal e networking.

Palestras

Ao longo do ano, serão realizados muitos eventos voltados à capacitação profissional, à visualização de oportunidades de carreiras dentro de uma profissão e ao aprimoramento de habilidades comportamentais.

Cursos

A aprendizagem e o desenvolvimento de competências são fundamentais para garantir uma maior empregabilidade e melhor visibilidade no mundo do trabalho. Esse processo inclui treinamentos períodicos para o aprimoramento de habilidades comportamentais, tais como: relacionamento interpessoal, comunicação, resolução de conflitos, trabalho em grupo, liderança, entre outros.

Quiz Carreiras

Francis Nakada – Consultor Sênior – Produtive

- Primeiro contato com o mercado de trabalho: Aos 16 anos, promovendo uma agencia de viagens orientada para estudantes do 2º grau (atual ensino médio)
- Um momento desafiador: Atuar no mercado de São Paulo/SP – conquistar novo um espaço, compreender outra dinâmica do mercado executivo e ampliar networking.
- Uma inspiração: Viktor Frankl – A carreira transcende a vida profissional e Frankl aborda uma questão chave para tudo: buscar aquilo que faça sentido para a pessoa.
- Um diferencial para a carreira: Estabelecer prioridades
- Para chegar ao sucesso, é necessário: O mais difícil é definir o que é sucesso para você. Depois disso, avaliar o que vc está disposto a “renunciar” para tal e estruturar as etapas para chegar lá.

Daniel Sperb Porto – Coordenador Planejamento e Engenharia AES Sul

- Primeiro contato com o mercado de trabalho: Estagiário de Eletrotécnica 1993 a 1996 – Empresa Sol Instaladora Elétrica realizando atividades de gestão de almoxarifado, Supervisão de Instalações Elétricas Prediais, Supervisão de Construção de Redes Elétricas de Distribuição, Orçamento e Elaboração de Projetos Elétricos.
- Um momento desafiador: Assumir a gestão do programa Luz para Todos na AES Sul em 2004. Neste foram realizados investimentos superiores a 200 milhões e o envolvimento nas atividades exigiu conhecimentos técnico, contábil e financeiro voltados ao setor elétrico brasileiro.
- Uma inspiração: Minha família
- Um diferencial para a carreira: Ser multidisciplinar, sou engenheiro formado pela PUC (2005/2006), com extensão em eficiência energética e atualmente estou concluindo mestre em gestão de custos (Ciências Contábeis) pela Unisinos (2013/2).
- Para chegar ao sucesso, é necessário: Realizar-se no trabalho e estar preparado para aceitar e enfrentar os desafios com inovação e positivismo.

Vandré Moraes – Relações Humanas TOTVS

- Primeiro contato com o mercado de trabalho: Estagiário na Petróleo Ipiranga, porém anteriormente dei aulas de matemática.
- Um momento desafiador: Construir uma equipe de RH em empresa adquirida pela Ambev e introduzir a Cultura para toda a nova operação
- Uma inspiração: Todos aqueles que deixam algum legado, seja para sua família, empresa ou mundo. O legado é a marca do bom profissional.
- Um diferencial para a carreira: Ter facilidade e conhecimentos de Matemática e Gestão dentro da área de Recursos Humanos
- Para chegar ao sucesso, é necessário: Muito trabalho e dedicação e principalmente curtir o que faz, fazer com interesse verdadeiramente genuíno.

Luís Fernando Saraiva – R&D Manager – HP

- Primeiro contato com o mercado de trabalho: 1990, como estagiário na Altus Sistemas de Informática
- Um momento desafiador: atuar na área comercial pela primeira vez
- Uma inspiração: as várias equipes que já liderei – atingir resultados com felicidade deveria ser o “nirvana” de qualquer executivo
- Um diferencial para a carreira: adaptabilidade
- Para chegar ao sucesso, é necessário: muito trabalho, diplomacia e uma equipe feliz

Além desses eventos, serão divulgados outros, também relevantes, para o planejamento e o desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso. Participe!